Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd.
Para especialistas, os nerds não mudaram, são apenas mais aceitos.
Para especialistas, os nerds não mudaram, são apenas mais aceitos.
Os nerds não mudaram. O que mudou foi a sociedade. Depois que os esquisitos do colégio se tornaram os homens mais ricos do mundo, ser nerd virou uma escolha, e não uma imposição. “Quando eu estava no colégio, o grupo de nerds era formado por pessoas que haviam sido excluídas de outros grupos. Hoje, as crianças optam por ser nerds”, conta Benjamin Nugent, autor do livro “American Nerd: The Story of my People” ("Nerd Americano: A História do Meu Povo", ainda sem publicação em português)
![Infográfico Nerd (Foto: Editoria de Arte/G1) Infográfico Nerd (Foto: Editoria de Arte/G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/24/620x903-info-nerd.jpg)
O Dia do Orgulho Nerd foi criado em 2006 para celebrar essa transformação. A data escolhida foi 25 de maio em referência à estreia do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 1977, um dos ícones do movimento. “Nerd é uma identidade subcultural que os jovens escolhem em uma prateleira onde também estão os hippies, punks e skatistas”, completa Nugent.
“O nerd não mudou. Ele continua sendo aquele cara completamente ligado e entendido sobre certos assuntos, como tecnologia e quadrinhos. O que mudou foi a cultural atual, que valoriza isso. Os nerds querem ser nerds e as pessoas querem ter nerds por perto”, explica a especialista em comunicação e cultura Lia Amancio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário