quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conheça a história do Colégio Sete de Setembro.


O Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, entidade mantenedora do COLÉGIO SETE DE SETEMBRO, é uma instituição de caráter filantrópico, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública por Leis Federal, Estadual e Municipal, fundada em 13 de Abril de 1958, no então distrito de Paulo Afonso, Município de Glória, sertão da Bahia.

Escola Evangélica Antonio Balbino - 1955
O embrião do CERSPA foi a Escola Evangélica Antonio Balbino, fundada em 11 de Abril de 1955, por iniciativa do Pastor João Cartonilho e do Professor Gilberto Gomes de Oliveira, na época, inconformados com o estado de abandono e ausência de qualquer assistência do Poder Público à parcela da população que vivia do lado de fora dos muros do acampamento e canteiro de obras da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, aguardando uma oportunidade de emprego.
A idéia dos pioneiros era promover a inclusão social através da educação, pois acreditavam que elevando o nível de formação escolar da população marginalizada, estariam ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Inauguração do CERSPA - 13 de Abril de 1958
O Projeto cresceu junto com a demanda social, que era imensa, motivando, então, a fundação em 13 de Abril de 1958 do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, como uma associação, pessoa jurídica de direito privado, que assumiu a administração da Escola Evangélica Antonio Balbino, e passou a desenvolver, também, ações na área de assistência social.
Como o efetivo de matrícula já passava de 500 alunos, em 2 de julho de 1964, por decisão do CERSPA, foi criado o Ginásio Sete de Setembro, que iniciou o seu funcionamento regular a partir de 8 de Março de 1965, mediante autorização da então Inspetoria Seccional do Ministério da Educação em Salvador – Bahia, conforme processo nõ 02125/64. O Ginásio Sete de Setembro absorveu a Escola Evangélica Antonio Balbino, e passou a oferecer também o Curso Ginasial, que era o 1° ciclo do ensino secundário (conforme LDB da Educação – Lei nº 4.024/61).

Instalações do CERSPA e do Ginásio Sete de Setembro

Competição de xadrez

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso realizou no mês de outubro, o campeonato de xadrez com alunos das escolas públicas e privadas do município.


A competição de xadrez reuniu alunos de diversas escolas do município e proporcionou um momento de integração entre os participantes. A coordenação do evento conseguiu realizar com êxito todas as rodadas e fez com que as disputas tivessem muita emoção, competitividade e grande desempenho dos atletas.
O maior objetivo do campeonato “foi dinamizar a prática do xadrez nas escolas e promover a socialização entre os alunos participantes”, afirma o professor Gilson Pereira
Os resultados conquistados pelo Colégio Sete de Setembro foram: o 1º lugar geral na categoria sub-18, 2º lugar geral na categoria sub-12 e 3º lugar geral na categoria sub-14.
O Colégio Sete de Setembro, por meio de sua Coordenação de Educação Física, tem a honra de parabenizar os seus alunos e agradece ao apoio fundamental das empresas parceiras na realização do projeto esportivo da instituição, são elas: Loja Globo Esporte, Vitor Construções, Grupo Pedrosa e CHESF.




mais infromações no site: http://www.colegiosete.com.br/

Direitos das crianças

Os Direitos da Criança

Toda criança tem direito à atenção e ao amor

Todas as crianças são iguais
Toda criança tem direito a uma boa alimentação
Toda criança tem direito à atenção e ao amor
Todas as crianças são iguais
Toda criança tem direito a uma boa alimentação
Toda criança tem direito a uma boa saúde
Toda criança criança tem direito ao lazer
Toda criança tem direito de ir à escola
Toda criança tem direito a uma boa saúde
Toda criança criança tem direito ao lazer
Toda criança tem direito de ir à escola

Nenhuma criança deve ser vítima da guerra

Nenhuma criança deve ser vítima de abusos sexuais
Toda criança pode se expressar livremente
Nenhuma criança deve ser vítima da guerra
Nenhuma criança deve ser vítima de abusos sexuais
Toda criança pode se expressar livremente
Toda criança pode praticar sua religiãoNenhuma criança deve ser maltratadaNenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho
Toda criança pode praticar sua religiãoNenhuma criança deve ser maltratadaNenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho

Toda criança pode se unir a outras crianças

Toda criança pode receber informações para seu bem
Deve ser dada prioridade  às crianças refugiadas
Toda criança pode se unir a outras crianças
Toda criança pode receber informações para seu bem
Deve ser dada prioridade  às crianças refugiadas

Deve ser dada prioridade às crianças portadoras de deficiências

Deve ser dada prioridade às crianças em conflitos legais

Deve ser dada prioridade às crianças sem familia
Deve ser dada prioridade às crianças portadoras de deficiências
Deve ser dada prioridade às crianças em conflitos legais
Deve ser dada prioridade às crianças sem família

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Poema do Dia das Crianças

Ficar de novo pequenina 
Olhando as crianças brincando 
Comecei a pensar 
Talvez quando eu era criança 
Adulta eu queria ficar…
 E mil lembranças 
Voltam em minha mente 
De quando eu era pequenina 
Uma criança somente….. 
 Muitas recordações… 
Dias felizes….as emoções 
E ate das tristezas 
Que um dia tive…. 
 Sera mesmo que aproveitei? 
Sera que eu valorizei? 
A grandeza……a alegria.. 
Aquela vivencia em plena “folia”? 
 Sera que o adulto eu analisei? 
Sera que eu acreditei? 
Que tudo seria melhor quando eu crescesse? 
E adulta eu fiquei!!!!! 
 E hoje quero confessar 
Que a infância me fascina… 
E que eu daria tudo…. 
Pra ficar de novo pequenina!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Rio São Francisco

O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.

O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.

Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas. 

Suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os Estados e, principalmente, para as cidades que o margeia.

O rio São Francisco também é uma importante via de transporte de mercadorias na região. Os principais produtos transportados, em embarcações especiais, são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e alguns minérios. Há também o transporte de turistas, pois o passeio pelo rio é muito procurado.

O alienista


O clássico da Literatura nacional O Alienista, de Machado de Assis, acaba de ganhar mais uma versão em Quadrinhos. A obra já foi adaptada por Gabriel Bá e Fábio Moon e lançada pela Agir  e por Francisco S. Vilachã e publicada pela Escala Educacional. Desta vez a adaptação ficou por conta do pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti e foi lançada pela Companhia Editora Nacional. Lailson já havia adaptado livremente Os Lusíadas, de Camões, lançado ano passado pela mesma editora.
O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, que decidiu construir um hospital para doentes mentais na pequena Itaguaí. Depois de internar os “malucos”, surpreende a todos quando, depois de rever os critérios adotados, os solta pela vila. O Alienista foi publicado entre 1881 e 1882 nas páginas do periódico A Estação.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Uma garota bonita:a historia por tras do livro

Lúcia é uma das meninas mais bonitas da escola. E também uma das mais escandalosas. Ela e seu namorado, Daniel, se gostam bastante, mas agora que estão lendo Lucíola, ela resolve brigar quando o garoto diz que as prostitutas são mulheres de "vida fácil".mas,qual e a verdadeira historia por trás dessas mulheres?vamos ver uma pequena pesquisa sobre o assunto:





A prostituição na adolescência é um problema ao qual ninguém fica indiferente. Algumas vezes, no contexto escolar é expresso o receio, sobretudo por professores e auxiliares de ação educativa, de que esta ou aquela jovem enveredem por esta atividade, uma vez que facilmente se envolvem fisicamente com um número significativo de colegas do sexo oposto.


Face a este problema, de imediato se coloca uma questão: o que leva as adolescentes a sentirem-se atraídas por uma atividade como esta? Será por gostarem de sexo? Ou será com o objetivo de obter dinheiro de uma forma "fácil"? Os estudos realizados por vários investigadores, envolvendo um elevado número de jovens prostitutas, demonstraram que a prostituição nesta faixa etária não tem como fonte de motivação os aspetos mencionados, nem se trata de uma decisão cuidadosamente tomada. Na maior parte dos casos, as jovens são arrastadas para a prostituição por um adulto, o proxeneta, que conhece bem as suas necessidades psicológicas. Estas geralmente são provenientes de famílias marcadas pela brutalidade e instabilidade, que apresentam relações débeis e um padrão de desmembramento muito elevado. A integração destas jovens em contextos familiares muito fragilizados contribui fortemente para que as suas necessidades de carinho e afeto não sejam devidamente satisfeitas, sentindo estas uma necessidade muito forte de dependerem de alguém. Estas jovens têm geralmente uma autoestima pobre, falta de autoconfiança e frequentemente estão num processo de fuga de casa.


A forma como o proxeneta atua é muito curiosa e permite compreender o seu poder junto das adolescentes. Ele funciona como um "psicólogo" astuto, que com uma habilidade extrema manipula a necessidade básica de amor e de ligação afetiva destas adolescentes. Na maior parte das vezes, mediante uma abordagem romãntica e a oferta de presentes vistosos, o proxeneta convence a adolescente de que lhe pode dar a proteção, a segurança e o amor de que ela necessita. Na sequência da relação estabelecida, este ensina-lhe a executar atos de sexo e esta rapidamente se disponibiliza a trabalhar para ele. Para estas adolescentes, socialmente imaturas e de certa forma ingénuas, a atenção, os presentes e o amor ilusório oferecidos por estes homens tornam-se verdadeiramente irresistíveis. Pelo menos, a presença do proxeneta leva-as a sentirem-se amadas, sentimento que não vivenciaram no seu contexto familiar de origem.


Face ao que foi exposto, não é difícil de compreender o quanto pode ser difícil a intervenção junto de adolescentes envolvidas neste tipo de atividade, uma vez que, para todos os efeitos, a maioria delas sentem que finalmente apareceu alguém empenhado em pôr fim à aridez de uma vida sem amor.